A Rádio


Objetivos da nossa Rádio:

Agora temos um canal de comunicação de massa onde qualquer pessoa possa acessar, participar e até contribuir como público, na programação, na audiência e na rentabilidade, para que haja um bom planejamento estratégico do veículo, atingindo assim seu público alvo.

Justificativa: Visamos uma nova opção de rádio para dar voz e vez as pessoas de nosso município, vimos na expansão da internet e dos recursos digitais, uma grande oportunidade de servir a comunidade de forma eficiente e ágil tendo como foco o ponto mais interessante da “digitalização” dos meios de comunicação, onde  as pessoas, que antes eram apenas receptoras, também podem ser produtoras de conteúdo.

No caso da web rádio, as fronteiras de transmissão são praticamente infinitas, o  som se propaga pelo meio digital e por isso que ele pode chegar a qualquer pessoa conectada à internet algo que já é realidade cotidiana da maioria dos habitantes de todas as localidades Quixeloenses.

Estratégias de ação:

-Definimos o gênero da nossa rádio, ou seja: a temática e o foco da programação que será transmitida.

(Rádio musical e de entretenimento ou seja Eclética: A nossa programação é basicamente composta por músicas, com pequenos espaços para locução, comentários, notícias, entretenimento e a prestação de serviços ao público.. 

A rádio foi segmentada por estilos musicais -sertanejo, pop rock, clássicos, jazz, forró, gospel, católico, outras religiões, entre outros ou abrigar assim todos os ritmos. Oferecerá uma programação variada, que inclui desde notícias atuais ,músicas, debates e entrevistas breves)

-Estabelecemos o público-alvo da nossa programação, ou seja, as pessoas que possivelmente se interessassem pelo seu conteúdo.

(A ideia foi de atingir o público adolescente, jovem e adulto com uma programação planejada e mais adequada para manter a audiência em alto nível.)

(Além do nosso computador com boa conexão com a internet,  temos um serviço de streaming, como o do programa Auto DJ que, além de possibilitar a transmissão, oferece soluções bem práticas para a montagem e a edição da programação.

Nele, é possível armazenar áudios e músicas, configurar uma playlist e soltá-la na sua programação, além de vinhetas e locuções automáticas,como aquelas que informam a hora e o dia, o qual transmitirá sua programação pela internet, seja em tempo real (ao vivo) ou de forma agendada (gravada).

Alguns acessórios podem auxiliar o seu trabalho no dia a dia. Como a rádio é informativa, faz-se necessário contar com dois bons microfones, mesa e cadeira (para receber entrevistados), monitores de som e câmera e revestimento acústico para o estúdio.

-Planejamento da nossa programação

(Esse trabalho estar sendo feitocom muito cuidado e atenção, afinal, alguns conteúdos (especialmente os musicais) exigem autorizações para serem divulgados. 

Ficamos atentos também às regras e exigências da categoria.Mesmo assim, nossa programação pode incluir conteúdos próprios que, obviamente, estarão livres de direitos autorais. 

Isso é possível, como os informativos, cujos boletins de notícias podem ser feitos por você ou sua equipe de trabalho através de pesquisas, dividir tarefas para apresentar programas e preparar a playlist dos programas gravados se faz necessário, para está sendo vez por outra atualizados.

Como regra, tenha sempre em foco o público que se quer atingir e o que ele deseja ouvir, em termos de conteúdo, informação e música. Busque oferecer o que, de fato, vai agradá-lo ou até surpreendê-lo.)

-Rádio Ousadia com a programação personalizada.
(Inserimos, por exemplo, vinhetas com chamadas que identificam nossa programação. Para o nome, crie algo curto, chamativo e impactante, que caia no gosto do ouvinte e que seja fácil para ele lembrar. Criamos um slogan, numa frase curta e bem resumida com o propósito da nossa Rádio

Em alguns programas incluimos alguns tipo de locução-como os boletins de notícias, música de fundo para dar ritmo à narração. Dessa forma, os nossos ouvintes ficarão mais atento, sem o risco de cair na monotonia.Cuidamos  também para que o volume desse som deva ser instrumental, para que fique mais baixo que a fala do locutor

Por fim, recorremos aos chamados programetes,ou seja, quadros diários para ter a nossa rádio, com pequenas inserções, de um a dois minutos com dicas de viagens, horóscopo, boletins esportivo, previsão do tempo, resumo de novelas,parábolas cristãs e momento de reflexão (frases). Eles vão deixar nossa programação ainda mais profissional, completa e dinâmica.

-Criamos também um Site profissional para nossa Emissora.
(Criamos a página na internet em que os ouvintes vão acessar a nossa rádio e receber atenção especial, valeu recorrer a um site proficional, ou seja, uma espécie de site pré-moldado para rádios e que pode ser personalizado de uma maneira simples e prática.

Além de conter o player da sua rádio, o site pode contar com outros recursos que vão facilitar sua interação com os ouvintes, bem como promover melhor a sua programação, comos botões de compartilhamento nas redes sociais, sem falar nos possíveis anúncios que poderão inserir no site, abrindo assim uma possibilidade de geração de renda como notícias e outros.)

- Busquemos também formas de financiamento para nossa Rádio.
(Por mais que os custos iniciais para colocar essa rádio no ar sejam altos, valeu a pena ter pensado em formas de financiamento deste veículo de comunicação. 

Afinal, gastos que surgiram como: compra de equipamentos; aluguel de prédio, contratação de pessoas, deslocamentos para coberturas jornalísticas e fazer programas e estruturação do estúdio.

Além de buscar anunciantes, a ideia é encontrar parceiros voluntários ou instituições apoiadoras de novas iniciativas, como ONGs, entidades governamentais ou até mesmo pessoas físicas como ouvinte colaborador da web rádio.

Vale ressaltar também que o apoiador pode, dependendo do acordo estabelecido, exercer algum tipo de influência na sua programação. Portanto, na hora de fechar a parceria, deixemos claro quais foram as regras de anúncio e interferência na programação. 

O recurso clássico de financiamento dessa rádio são os chamados comerciais ou propagandas,

podendo abordar empresários, profissionais do setor de marketing e outros anunciantes com uma proposta de inserção de publicidade na programação e no site. 

É bem provável que o possível parceiro solicite números da sua audiência já na primeira reunião. Daí conclui-se que esse trabalho costume gerar mais resultados quando a rádio já possui um público fiel. De qualquer forma, valeu abordar pequenos anunciantes que apostem no trabalho, mesmo em fase inicial)

- Fazer parcerias com criadores de conteúdo em cada bairro da cidade, distritos e comunidades.
(A criação de conteúdo jornalístico local, dificilmente será executada por apenas uma pessoa.uma boa ideia é buscar parceiros voluntários de criação de conteúdo.Eles podem ser comentaristas, entrevistados, repórteres de sua rua, seu bairro, sua comunidade, enfim, produtores de conteúdo direcionado e exclusivo para a  rádio, preservando sempre os direitos 
autorais de quem produziu)

- Propor uma interação com a audiência da nossa rádio.
(Abrir a rádio para a participação do público, foi com sugestão de músicas, programas  ou, até mesmo, com críticas.Vários são os canais de comunicação que serão explorados nesse sentido, tais como: telefone, e-mail, chat, redes sociais, SMS, grupo de WhatsApp.

- Fazemos também um planejamento estratégico constante.
(A dedicação de todos à web rádio não pode parar! Seja por compromisso com o seu público, seja por questões comerciais, é importante que você busque, constantemente, novas formas de melhorar a programação e os recursos disponíveis)

- Criamos um Conselho comunitário para administrar a nossa Rádio

 (o apoiador financeiro do projeto será o tesoureiro, o qual vai custear o essencial para o inicio da rádio porém ele buscará parceiros para colaborar com esta finalidade, quem colocará a web rádio no ar, será o presidente que verá as questões de estruturafísica e equipamentos. 

Criamos também o responsável pela programação da rádio, será o secretário. Os locutores comporão  a equipe financeira na busca de patrocínio para seus  programas junto ao apoiador financeiro da web rádio, o qual busca
patrocínio para as despesas da rádio e o locutor busca entre conhecidos para a despesa de apresentação do programa como deslocamento e produção.

- A política da nossa web rádio local.

( Iremos noticiar nas nossas proramações com muita imparcialidade, suerimos que fossem sem palavrões, sem ofensas ou xingamentos evitando desgaste  político entre grupos adversários da cidade,buscar anunciar valores como amor, paz, justiça, união e fraternidade,solidariedade e respeito mutuo garantindo o direito de resposta quando os cidadãos se sentirem ofendidos já que a locução. 

Será gravada e arquivada, levada ao ar somente aquilo que possa ser comprovado com depoimentos de pessoas, imagens ou documentos escritos, tocando sempre mais músicas com uma programação que varia de uma hora á três horas de duração cada programa, podendo ter premiação aos ouvintes, tendo Spot de um minuto, anuncio de manchetes e comentários com no máximo dois minutos já os blocos de entrevistas serão de cinco minutos  musicalizados, pode ter a empresa patrocinadora cada vez que a locução diz a hora. temas alheios ao que foi descrito acima será decidido pelo apoiador financeiro da web rádio se serão levados ao ar.

Avaliação:

-O nosso projeto teremos também reunioes mensais inicialmente, ou bimestrais com os componentes do conselho comunitário da rádio e os que fazem locução, levando em consideração a pontualidade, o compromisso, a interação com o ouvinte e os parceiros financeiros adquiridos.

- Será composta a direção da rádio pelos amigos de Quixelô, que nomearão entre si, os diretores necessário para o bom andamento e funcionamento da  nossa web rádio ousadia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Google Plus email Email
EMAIL: contato@radioousadia.com.br

Curta Nossa Página

As Mais Lidas do Nosso Site

De onde Nos Visitam

Arquivos do Site

Total de Visitantes do Site